Atuação do enfermeiro na saúde do idoso acometido pela doença de alzheimer

Autores

  • Leonilda dos Santos Pinho Graduanda de Enfermagem. Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Chennyfer Dobbins Abi Rached Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v3i1.113

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer AND, Enfermagem Geriátrica AND, Demência senil tipo Alzheimer AND, Cuidados de enfermagem Alzheimer AND.

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é uma patologia degenerativa, uma síndrome demencial de curso lento e progressivo, afeta a cognição, comportamento e função física. Acomete principalmente a população idosa, gerando danos a qualidade de vida e sofrimento a pessoa acometida e familiares. O objetivo desse trabalho é descrever os cuidados de enfermagem ao paciente acometido pela Doença de Alzheimer. A pesquisa foi realizada por revisão bibliográfica desenvolvida através de publicações cientificas preferencialmente, no período de 2012 a 2018, utilizando para levantamento dos dados as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e BDENF do portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Esta revisão permitiu realizar o levantamento dos principais pontos para descrever a assistência de enfermagem a pacientes portadores da doença de Alzheimer, identificando, assim, uma diversidade de problemas decorrentes da doença e cuidados de enfermagem pertinentes. 

Downloads

Publicado

2017-05-28

Como Citar

Pinho, L. dos S., & Abi Rached, C. D. (2017). Atuação do enfermeiro na saúde do idoso acometido pela doença de alzheimer. International Journal of Health Management Review, 3(1). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v3i1.113

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>