Utilização da dieta cetogênica como estratégia para o manejo de pacientes com epilepsia refratária: uma revisão da literatura

Autores

  • Douglas Kovacs dos Santos Especialista em Farmacologia Clínica pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC)
  • Paolo Ruggero Errante Pesquisador no Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP).
  • Luis Carlos Barbosa Pontes-Junior Graduando em Medicina na Universidade Santo Amaro (UNISA).
  • Alexandre Raphael Junior Professor da Universidade Santo Amaro, São Paulo.
  • Alexandre Raphael Junior Professor da Universidade Santo Amaro, São Paulo.
  • Patrícia Colombo-Souza Coordenadora de Pesquisa da Pesquisa da Universidade Santo Amaro (UNISA).
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Professor no Programa de Mestrado profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) – Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
  • Francisco Sandro Menezes-Rodrigues Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP).

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v5i1.150

Palavras-chave:

Epilepsia Refratária, Dieta Cetogênica, Qualidade de vida.

Resumo

Introdução: A epilepsia é uma doença que afeta milhões de pessoas em todas as partes do mundo. Crises epilépticas se apresentam nos pacientes de forma parcial ou generalizada, dependendo do grau de atividade da doença. Atualmente, há muitos fármacos disponíveis no mercado, os quais possuem diversos mecanismos de ação e que podem ser utilizados de forma isolada ou concomitante. No entanto, em alguns pacientes, principalmente, em crianças e adolescentes, esses fármacos se mostram ineficazes e incapazes de promover o controle tanto da frequência quanto da intensidade das crises epilépticas, a quais são denominadas de epilepsia refratária. Assim, a busca por tratamentos alternativos capazes de controlar as frequência e intensidade das crises epilépticas refratárias é incessante e intensa e, dentre as estratégias usadas, atualmente, destaca-se a dieta cetogênica (DC), que consiste numa elevada ingestão de lipídios e baixa ingestão de carboidratos e proteínas e que tem fornecido uma melhora na qualidade de vida de pacientes, principalmente, em crianças e adolescentes com epilepsia refratária. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura sobre os benefícios causados pela utilização da DC, como tratamento adjuvante e/ou alternativo, no tratamento da epilepsia refratária, principalmente, em crianças e adolescentes. Metodologia: O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica e integrativa da literatura, através da compilação de artigos científicos e livros sobre o tema proposto. As informações foram pesquisadas na base de dados Google acadêmico, Scielo e PubMed. As palavras-chave utilizadas para a busca dos artigos científicos foram: Epilepsia, Epilepsia refratária, Dieta cetogênica. Para a elaboração deste estudo foram pesquisadas publicações a partir de 2008 a 2018, levando em consideração o fator atualidade e relevância do tema, cujo título estabelecia a relação com o estudo. Das publicações encontradas, 22 foram utilizadas. Conclusão: Conclui-se que a DC se apresenta como uma importante opção terapêutica muito segura, barata e eficaz e que, por isso, pode ser utilizada no manejo de pacientes com epilepsia refratária, principalmente, em crianças e adolescentes.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

dos Santos, D. K., Errante, P. R., Pontes-Junior, L. C. B., Raphael Junior, A., Raphael Junior, A., Colombo-Souza, P., Ferraz, R. R. N., & Menezes-Rodrigues, F. S. (2019). Utilização da dieta cetogênica como estratégia para o manejo de pacientes com epilepsia refratária: uma revisão da literatura. International Journal of Health Management Review, 5(1). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v5i1.150

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3