Integração vertical em saúde como estratégia de gestão: estudo de caso único em um serviço de oncologia de uma operadora de saúde

Autores

  • Josevane Aparecida Barbosa Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS).
  • Antônio Pires Barbosa Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS).

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i2.265

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Verticalização de Serviços de Saúde, Custos em Saúde, Oncologia, Estrutura Vertical

Resumo

A fragmentação da rede e a falta de comunicação dos serviços de saúde levam usuários a uma peregrinação por atendimento de saúde. Pacientes oncológicos, talvez sejam os que mais dependem de um cuidado holístico e de uma rede interligada. Este estudo analisa a reestruturação de rede de uma operadora de saúde suplementar, que vem implementando estrutura vertical no serviço oncológico de saúde. Compara os gastos no tratamento de câncer de próstata e de mama na rede de prestadores e no serviço próprio e compreende a percepção e os desafios dos gestores envolvidos na implantação da estrutura vertical de saúde. Foram adotadas as abordagens - qualitativa e quantitativa - e o método, um estudo de caso único. Para a avaliação dos dados e compilação dos resultados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a infusão de quimioterápicos em serviço próprio para tratamento de câncer de mama e próstata pode ser 17% e 7% respectivamente mais barato que o mesmo serviço oferecido em rede terceirizada, e que a implantação da estrutura vertical em saúde proporciona uma maior integração entre os profissionais envolvidos, maior responsabilidade assistencial e propicia a troca de conhecimentos, o que fortalece o serviço prestado.

Downloads

Como Citar

Barbosa, J. A., & Barbosa, A. P. (2021). Integração vertical em saúde como estratégia de gestão: estudo de caso único em um serviço de oncologia de uma operadora de saúde. International Journal of Health Management Review, 7(2). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i2.265

Edição

Seção

Artigos