Projeto Desenvolver: Liderança e Ambiente de Trabalho Seguro

Autores

  • Chennyfer Dobbins Abi Rached Universidade São Paulo
  • Julia do Nascimento Santos Universidade São Paulo
  • Victoria Christine Gomes Ferreira Universidade São Paulo
  • Gabriella de Castro Sousa Universidade São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i2.269

Palavras-chave:

Liderança, Saúde do Trabalhador, Acidentes de Trabalho

Resumo

É notório que o clima organizacional influencia na segurança e saúde do trabalhador. Segurança e saúde são essenciais para o sucesso de um negócio. Proteger os funcionários contra acidentes e problemas de saúde não é apenas um dever legal e ético, é um sinal de que a organização provavelmente crescerá. A má liderança pode resultar em riscos de saúde e segurança ocupacional que podem levar a acidentes. Portanto, o objetivo do projetofoidesenvolver a liderança dos profissionais de enfermagem que ocupam cargo de diretores, chefes de departamento, gerentes, coordenadores ou supervisores de unidades de áreas, diretorias e/ou departamentos, em hospitais públicos ou privado de qualquer região do país com foco na gestão da segurança em saúde ocupacional. A metodologia foi umcurso de desenvolvimento de líderes de enfermagem com base nos valores pessoais e organizacionais. No curso aplicamos o instrumento C-VATque é uma ferramenta utilizada em diversos países, para auxiliar o individuo para o Autoconhecimento por meio dos Valores Pessoais que norteiam o comportamento do ser humano. Foipossível mapear os valores pessoais que determinam o comportamento, os hábitos e as decisões de cada líder, desvendar as 16 áreas da vida que impactam diretamente na personalidade e nos resultados pessoais e profissionais. Como resultado tivemos odesenvolvimento e reflexão sobre os aspectos de liderança na gestão da saúde do trabalhador, em busca de direcionar as metas para a redução dastaxas de frequência de lesões ocupacionais fatais e não fatais, indicador previsto no campo temático da ONU.

Biografia do Autor

Chennyfer Dobbins Abi Rached, Universidade São Paulo

Enfermeira, Professora Doutora, Departamento de Orientação Profissional (ENO).

Julia do Nascimento Santos, Universidade São Paulo

Discente de Enfermagem, Bolsista do Programa Unificado de Bolsasde Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP), Universidade SãoPaulo, São Paulo, Brasil.

Victoria Christine Gomes Ferreira, Universidade São Paulo

Discente de Enfermagem, Bolsista do Programa Unificado de Bolsasde Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP), Universidade SãoPaulo, São Paulo, Brasil.

Gabriella de Castro Sousa, Universidade São Paulo

Discente de Enfermagem, Bolsita do Programa Institucional deBolsas de Iniciação Científica –PIBIC, Universidade São Paulo, São Paulo Brasil.

Downloads

Como Citar

Rached, C. D. A., Santos, J. do N., Ferreira, V. C. G., & Sousa, G. de C. (2021). Projeto Desenvolver: Liderança e Ambiente de Trabalho Seguro. International Journal of Health Management Review, 7(2). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i2.269

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)