Doença de Kienbock (necrose avascular do osso semilunar): tratamento com técnica de Graner
PDF

Palavras-chave

Ortopedia
Traumatologia
Doença de Kienböck
Tratamento

Como Citar

Jubran, L. T., Oliveira, F. D., & Marques, T. P. (2022). Doença de Kienbock (necrose avascular do osso semilunar): tratamento com técnica de Graner. International Journal of Health Management Review, 8(1). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i1.310

Resumo

Introdução: A osteomalácia do semilunar é o resultado de uma interrupção traumática do suprimento sanguíneo para o referido osso, com uma perturbação subsequente de sua nutrição, caracterizando a Doença de Kienböck (DK). A etiologia da doença ainda é controversa, e dentre as principais teorias sobre o mecanismo para o desenvolvimento da osteonecrose do semilunar inclui-se fratura de compressão primária, ruptura traumática do suprimento sanguíneo extra-ósseo do semilunar e carga repetitiva do osso, além da presença de êmbolos.

Objetivo: Descrever um caso de DK tratado cirurgicamente em nosso Serviço através da ressecção da fileira proximal do punho seguida de artrodese.

Método: Trata-se do relato do caso único de um paciente atendido no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Ana Costa, localizado na cidade de Santos – SP. Relato do Caso: Paciente do sexo masculino, 40 anos de idade e caucasiano, trabalhador rural, foi admitido em nosso Serviço com relato de dores no punho direito, mão dominante do paciente, e limitação funcional. Relatou história de trauma prévio em punho, todavia sem tratamento cirúrgico. Após avaliação clínica e com o advento de imagens radiográficas, a equipe chegou ao diagnóstico de DK. Foi realizado então tratamento cirúrgico, que consistiu em uma grande ressecção da fileira proximal do punho associada a uma artrodese do punho.

Conclusão: A técnica utilizada demonstrou sucesso para tratamento da DK no paciente aqui relatado, sem a ocorrência de complicações ou quaisquer intercorrências que desabonem sua utilização.

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i1.310
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.