Fatores Críticos de Sucesso nas Implantações de Software de Gestão Integrada em Entidades de Saúde

Autores

  • Elisangela dos Santos Nunes Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • Sonia Francisca Monken de Assis Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.63

Palavras-chave:

Fatores Críticos de Sucesso, Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Inovação e Tecnologia de Informação

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo a identificação dos fatores críticos de sucesso para melhorar a aplicabilidade de metodologias de implantações/implementações de software de gestão integrada em instituições de saúde. A visão será de uma empresa que implanta/implementa softwares de gestão hospitalar - ERP (Enterprise Resource Planning). A relevância da temática é relacionada à importância de cada fase da implantação dos softwares de gestão integrada e da necessidade dos levantamentos de informações, do mapeamento de processos, da identificação dos fatores críticos de sucesso (FCS) e de todas as demais premissas necessárias para uma implantação bem-sucedida de cada módulo contratado, visando atender às necessidades da instituição contratante. Como principal resultado, ficou evidente que quando todos os processos são mapeados e os FCS são identificados e compilados haverá mitigação das falhas na implantação de projetos, redução de tempo e de custos de implantação, além de potencialização da satisfação dos usuários e da própria gestão.

Biografia do Autor

Elisangela dos Santos Nunes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Mestranda pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Sonia Francisca Monken de Assis, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Doutora pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (Brasil). Professora pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Doutor pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil). Professor pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Downloads

Publicado

2016-11-03

Como Citar

Nunes, E. dos S., Assis, S. F. M. de, & Lopes, E. L. (2016). Fatores Críticos de Sucesso nas Implantações de Software de Gestão Integrada em Entidades de Saúde. International Journal of Health Management Review, 2(2), 1–20. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.63

Edição

Seção

Artigos