Gestão Estratégica dos Sistemas Transacionais (ERP) na Perspectiva de Pós-Implementação: Modelagem de Competências de Tecnologia da Informação em Organizações de Saúde no Âmbito Hospitalar

Autores

  • Leticia Almeida Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • Nendy Temistocles Ribeiro Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • César Augusto Biancolino Universidade Ceuma - UNICEUMA, Maranhão (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.73

Palavras-chave:

ERP, Competências Organizacionais, Hospital Público.

Resumo

Esta pesquisa avalia o papel das competências organizacionais que estão vinculadas ao universo de gestão dos sistemas ERPs no setor hospitalar, em sua perspectiva de pós-implementação. Para tal, utiliza o referencial teórico associado tanto à literatura voltada para o estudo das competências organizacionais como também à literatura voltada para o a gestão dos sistemas ERPs, com foco no setor hospitalar público. A partir do levantamento bibliográfico, foram elaboradas proposições de estudo que serviram de base para o desenvolvimento de uma matriz de competências junto a um hospital público de administração direta do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada no estudo previu o desenvolvimento do método de estudo de caso, através do qual as informações colhidas na organização foram analisadas em conjunto e de forma cruzada, possibilitando a identificação das competências organizacionais e de suas respectivas aderências ao problema da pesquisa. As evidências empíricas sugerem que de fato existe um conjunto de competências organizacionais relacionadas à pós-implementação do aplicativo ERPs em um hospital, relacionadas à qualidade de uso; qualidade das informações extraídas e dos requisitos de segurança, sigilo e confiabilidade legalmente exigidos especificamente quando se trata de informações médicas. No hospital público estudado, o grau de aderência à estas competências relacionadas resultou em 63%.

Biografia do Autor

Leticia Almeida, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Graduanda em Administradora pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil). Membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Nendy Temistocles Ribeiro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Mestre em Gestão de Saúde pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil). ‎Supervisora Técnica III pelo Conjunto Hospitalar do Mandaqui, São Paulo (Brasil)

César Augusto Biancolino, Universidade Ceuma - UNICEUMA, Maranhão (Brasil)

Doutorado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (Brasil). Professor do Departamento de Administração da Universidade Ceuma - UNICEUMA, Maranhão (Brasil)

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Almeida, L., Ribeiro, N. T., & Biancolino, C. A. (2016). Gestão Estratégica dos Sistemas Transacionais (ERP) na Perspectiva de Pós-Implementação: Modelagem de Competências de Tecnologia da Informação em Organizações de Saúde no Âmbito Hospitalar. International Journal of Health Management Review, 2(2), 91–108. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.73

Edição

Seção

Artigos