Comparação entre os efeitos da utilização de vitaminas do complexo B ou antioxidantes na prevenção e progressão na doença de Alzheimer: síntese de evidências

Autores

  • Keith Elektra de Souza Santos Universidade Estácio de Sá
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Editora Hipokrates Medicina e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i1.301

Palavras-chave:

Nutrição Clínica, Doença de Alzheimer, Vitaminas do Complexo B, Antioxidantes

Resumo

Introdução: O envelhecimento é um processo contínuo no qual ocorrem diversas alterações fisiológicas, podendo levar ao comprometimento cognitivo desses indivíduos, sendo a doença de Alzheimer a demência mais comum entre os idosos. É caracterizada uma patologia de caráter neurodegenerativa, progressiva e irreversível. A nutrição parece estar relacionada com papel protetor na doença, e a utilização de vitaminas do complexo B e antioxidantes vem demonstrando perspectivas interessantes.

Objetivo: Comparar a utilização de vitaminas do complexo B ou antioxidantes como agente protetor no suporte nutricional a pacientes com doença de Alzheimer.

Método: Foi realizada uma revisão da literatura por meio da ferramenta computacional Publish or Perish, selecionando apenas aqueles estudos de maior relevância.

Síntese de Evidências: Fundamentado nos artigos selecionados podemos constatar que a dieta é um fator de grande importância na prevenção da doença de Alzheimer, atuando no controle dos fatores de risco como hiperhomocisteínemia, hipercolesterolemia e devido a ação protetora dos antioxidantes, porém ainda são inconclusivos os estudos com relação a melhora e progressão da doença.

Biografia do Autor

Keith Elektra de Souza Santos, Universidade Estácio de Sá

Pós-Graduação em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Santos, K. E. de S., & Ferraz, R. R. N. (2022). Comparação entre os efeitos da utilização de vitaminas do complexo B ou antioxidantes na prevenção e progressão na doença de Alzheimer: síntese de evidências. International Journal of Health Management Review, 8(1). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i1.301

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>