Fraturas De Fêmur Proximal: Incidência Antes E Durante A Pandemia De Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i2.320

Palavras-chave:

COVID-19, Ortopedia, Trauma, Idoso

Resumo

Introdução: A fratura do fêmur proximal é uma causa comum e importante de mortalidade e perda funcional. A incidência deste tipo de fratura aumenta com a idade, devido principalmente ao aumento do número de quedas associado a uma maior prevalência de osteoporose. É mais comumente relacionada com idosos moradores nas áreas urbanas, de sexo feminino e institucionalizados. A fratura do fêmur proximal pode ser intracapsular ou extracapsular. No primeiro tipo estão as fraturas do colo femoral, e no segundo, as fraturas transtrocanterianas, sendo que ambas decorrem de traumas de baixa energia, como quedas. O tratamento da maioria destas fraturas é cirúrgico, visando a redução e fixação estável da fratura, utilizando os mais variados métodos de osteossíntese ou artroplastia, especialmente no caso de fraturas do colo femoral com desvio.

Objetivo: Avaliar a incidência de fraturas de fêmur proximal antes e durante a pandemia de COVID-19.

Método: Trata-se de um estudo retrospectivo, com revisão sistemática de dados referentes ao número de procedimentos cirúrgicos de fratura de fêmur proximal nos anos de 2019 a 2021, correspondendo ao período antes e durante a pandemia da COVID-19, e demonstrar sua incidência e necessidade de atendimento, em um hospital particular do interior do estado de São Paulo.

Resultados: No período de estudo foram realizados 1.203 procedimentos. Foi possível notar o aumento gradativo dos casos durante os anos de pandemia, e um alto índice de fraturas de fêmur proximal em mulheres, chegando em 2022 a uma diferença de 62% em relação ao sexo masculino. A taxa de mortalidade durante a internação hospitalar foi de 2,39% em 2019, 2,78% em 2021, e 2,83% em 2022. Os fatores correlacionados positivamente com a mortalidade, indicados com maior frequência, foram a idade avançada, presença de doenças associadas, deficiência cognitiva importante e sexo feminino.

Conclusão: A literatura recente, mesmo inserida no contexto de uma pandemia e de suas restrições, identificou quatro grandes fatores relacionados diretamente com a mortalidade nas fraturas do fêmur proximal do idoso, sendo eles a idade avançada do paciente, a presença de doenças associadas, o sexo feminino e a existência de deficiências cognitivas.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Abrão Bertholini, Fundação Centro Médico de Campinas, São Paulo

Serviço de Ortopedia e Traumatologia – Fundação Centro Médico de Campinas, Campinas – SP

José Eduardo Sousa Prado, Fundação Centro Médico de Campinas, São Paulo

Serviço de Ortopedia e Traumatologia – Fundação Centro Médico de Campinas, Campinas – SP

Maurício Ferraz Moreira, Fundação Centro Médico de Campinas, São Paulo

Serviço de Ortopedia e Traumatologia – Fundação Centro Médico de Campinas, Campinas – SP

Daniel Novais Guedes, Fundação Centro Médico de Campinas, São Paulo

Serviço de Ortopedia e Traumatologia – Fundação Centro Médico de Campinas, Campinas – SP.

Referências

MARCHETI, Maria Angélica; LUIZARI, Marisa Rufino Ferreira; MARQUES, Fernanda Ribeiro Baptista; CAÑEDO, Mayara Carolina; MENEZES, Larissa Fernandes; VOLPE, Isabela Guimarães. Acidentes na infância em tempo de pandemia pela COVID-19. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, p. 16-25, 29 out. 2020.

RODRIGUES, N. H.; SILVA, L. G. A. Gestão da pandemia Coronavírus em um hospital: relato de experiência profissional. J. Nurs. Health. v. 10, n. 4, 2020.

STERZO, Mario Cesar Stocco, ROSAN, Rosano Antônio Carvalho, OLIVEIRA, Helder Santos, FORNARI, João Victor, NONOSE, Nilson, NINOMIYA, André Felipe. Impacto da quarentena decorrente da pandemia de COVID-19 na rotina de cirurgias de diáfise da tíbia. International Journal of Health Management Review, v. 6, n. 2, p. 1-6, 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Bertholini, T. H. A. ., Prado, J. E. S. ., Moreira, M. F. ., & Guedes, D. N. . (2022). Fraturas De Fêmur Proximal: Incidência Antes E Durante A Pandemia De Covid-19. International Journal of Health Management Review, 8(2), e0320. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i2.320