A Contribuição da Gestão do Conhecimento para a Gestão de Riscos no Hospital do Câncer de Muriaé: Um Estudo de Caso

Autores

  • Bruno Nunes Bono Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Minas Gerias (Brasil)
  • Jorge Tadeu de Ramos Neve Inovação e Organizações pela Faculdade Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais (Brasil)
  • Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i1.107

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão de Riscos, Gerenciamento de Riscos e Conhecimento. Riscos Assistenciais.

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi verificar a contribuição da gestão de conhecimento para a integração com a gestão de riscos em um hospital. A relevância do assunto é respaldada na crescente necessidade apresentada pelos hospitais em reduzir os danos desnecessários ao paciente. Diversas técnicas usuais são cruciais nesse caminho de integração à gestão de riscos. Entre elas é possível citar o compartilhamento, o mapeamento de competências e o uso de especialistas. A gestão de riscos vem sendo debatida há poucas décadas e ganhou notoriedade a partir de grandes catástrofes mundiais. Esse assunto vem ganhando espaço no setor de saúde nacional e internacional, por intermédio das acreditações e campanhas mundiais da OMS. A academia ainda apresenta escassos trabalhos tratando desta integração. Nesse caminho, fez-se uma pesquisa descritiva. A metodologia utilizada foi o estudo de caso via grupo focal, além da pesquisa documental e bibliográfica. O conjunto dos resultados conduziu à conclusão de que a gestão do conhecimento contribui para a gestão de riscos no hospital pesquisado. Também foi possível verificar quais práticas e ferramentas da gestão do conhecimento contribuem para que o ciclo de criação do conhecimento seja realidade e propiciam a integração à gestão de riscos.

Biografia do Autor

Bruno Nunes Bono, Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Minas Gerias (Brasil)

Mestre pela Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Pedro Leopoldo (Brasil). Professora pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, Minas Gerias (Brasil)

Jorge Tadeu de Ramos Neve, Inovação e Organizações pela Faculdade Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais (Brasil)

Doutor em Génie Industriel Et Gestion de L'innovation Techno pela École Centrale de Paris - ECP (França). Professor de Inovação e Organizações pela Faculdade Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais (Brasil)

Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais (Brasil)

Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte (Brasil). Professora pela Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais (Brasil) 

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Bono, B. N., Neve, J. T. de R., & Vasconcelos, M. C. R. L. de. (2016). A Contribuição da Gestão do Conhecimento para a Gestão de Riscos no Hospital do Câncer de Muriaé: Um Estudo de Caso. International Journal of Health Management Review, 2(1), 48–71. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i1.107

Edição

Seção

Artigos