Análise da reorganização de processos no atendimento de pacientes suspeitos de covid-19 em um pronto atendimento especializado em otorrinolaringologia e oftalmologia

Autores

  • Sirley Lima de Mendonça Universidade Nove de Julho
  • Antônio Pires Barbosa Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i1.303

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, COVID-19, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Planos de Contingência

Resumo

Em dezembro de 2019 surgia uma nova infecção, de etiologia desconhecida e assustadoramente contagiosa, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Diante deste cenário, otorrinolaringologistas e oftalmologistas apresentam alto risco de contágio e disseminação, pois realizam procedimentos em contato direto com mucosas que geram aerossóis e gotículas. Possíveis manifestações da COVID-19, como alterações das vias aéreas superiores, perda do olfato e paladar, além de alterações oculares, induzem os indivíduos suspeitos a procurarem estes serviços. Há ainda, pacientes assintomáticos que buscam atendimento, devido a queixas relacionada às especialidades, levando profissionais da saúde à exposição ocupacional. Assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS), ressalta a necessidade da reorganização nos estabelecimentos de saúde, como a criação de serviços de triagem, o uso de EPIs e treinamento dos profissionais de saúde.

Este estudo se propôs a identificar mudanças do pronto atendimento especializado em otorrinolaringologia e oftalmologia, na reavaliação e criação de novos processos com intuito em demonstrar a competência na prática do trabalho. Para tal, conduziu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa e descritivo, guiado por entrevistas semiestruturadas com 21 profissionais da saúde, além de análise de documentos internos e de um vídeo institucional.

Como resultados, foram selecionados 255 trechos de narrativas, vinculadas a 21 códigos, agrupados em 7 categorias. O estudo permitiu identificar combinações de evidências relacionadas aos fluxos de pacientes suspeitos, mudanças estruturais, treinamento, dimensionamento e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), considerados essenciais para redução da transmissão nosocomial.

Biografia do Autor

Sirley Lima de Mendonça, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde.

Antônio Pires Barbosa, Universidade Nove de Julho

Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Mendonça, S. L. de, & Barbosa, A. P. (2022). Análise da reorganização de processos no atendimento de pacientes suspeitos de covid-19 em um pronto atendimento especializado em otorrinolaringologia e oftalmologia. International Journal of Health Management Review, 8(1). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v8i1.303

Edição

Seção

Artigos