Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em um Hospital Público: Experiência de Intervenção por Parte de uma Universidade

Autores

  • Maria Antonietta Leitão Zajac Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • Cristina Alves dos Santos Lovatte Hospitalar do Mandaqui, São Paulo (Brasil)
  • Alexandre de Oliveira e Aguiar Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • Rodrigo Obata Mourino Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • Carlos João David Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)
  • Claudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.67

Palavras-chave:

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Resíduos de Serviços de Saúde, Gerenciamento de Resíduos, Sistema de Gestão e Qualidade, Intervenção.

Resumo

Durante o processo de atendimento ao paciente são gerados efluentes e resíduos que necessitam de um gerenciamento correto, o que demanda um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde eficaz visando evitar os efeitos adversos provocados por um manejo inadequado. O objetivo deste trabalho é relatar as melhorias realizadas nos processos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em um Hospital Público a partir de algumas ações realizadas como acompanhamento da rotina e o manejo interno dos resíduos gerados; da definição de ações corretivas, preventivas e melhorias no gerenciamento dos resíduos; do desenvolvimento de instrumentos de avaliação e controle, incluindo a construção de indicadores; e da atualização dos Procedimentos de Operação Padrão e do Plano de gerenciamento. A intervenção na instituição estimulou modificações no processo, com correção das não conformidades e melhorias nas etapas do manejo, com envolvimento positivo dos Gestores e Núcleo de resíduos. Entretanto, não houve contínua mensuração da quantidade de resíduos, o que se faz necessário para atingir a meta de redução. Por outro lado, houve redução nos casos de acidentes com perfurocortantes, demonstrando que as ações estabelecidas tiveram êxito e servem como grande incentivo para a contínua melhoria do processo.

Biografia do Autor

Maria Antonietta Leitão Zajac, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (Brasil). Professor do Curso Tecnólogo Gestão Ambiental pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo (Brasil).

Cristina Alves dos Santos Lovatte, Hospitalar do Mandaqui, São Paulo (Brasil)

Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Barra Mansa - UBM, Rio de Janeiro (Brasil). Membra integrante da Supervisão pelo Conjunto Hospitalar do Mandaqui, São Paulo (Brasil).

Alexandre de Oliveira e Aguiar, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (Brasil). Professor pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil).

Rodrigo Obata Mourino, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Paraná (Brasil). Professor de Química pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil).

Carlos João David, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Doutorado em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfica da Universidade de São Paulo - IO-USP, São Paulo (Brasil). Professor de Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil).

Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil)

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina (Brasil). Diretora do programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustetáveis pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo (Brasil).

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Zajac, M. A. L., Lovatte, C. A. dos S., Aguiar, A. de O. e, Mourino, R. O., David, C. J., & Kniess, C. T. (2015). Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em um Hospital Público: Experiência de Intervenção por Parte de uma Universidade. International Journal of Health Management Review, 2(2), 44–62. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.67

Edição

Seção

Artigos