Cuidados paliativos na neonatologia e pediatria: uma revisão das práticas e dificuldades

Autores

  • Brianda Sponton Moreira Serviço de Neonatologia. Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) – Bragança Paulista, SP.
  • Micheli Santos Nery Serviço de Neonatologia. Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) – Bragança Paulista, SP.

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i2.266

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Neonatologia, Pediatria

Resumo

Os cuidados paliativos buscam prevenir, identificar e tratar os pacientes que sofrem com doenças crônicas, progressivas e avançadas, contemplando ainda suas famílias e as equipes que os atendem. Na pediatria e neonatologia, apesar do crescimento da implantação dos cuidados paliativos, a ideia da infância, na mente adulta, opõe-se à ideia de um fim definitivo, visto que a criança atribui uma promessa, uma transformação, o crescimento e a esperança. Ainda é extremamente difícil e doloroso entender a morte precoce. Atravessar o paraíso perfeito da infância com a ideia de um fim definitivo ainda é um desafio a ser enfrentado pela parceria entre a equipe de cuidados e a família. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se mostrar a beleza por trás dos cuidados paliativos no cenário neonatal e pediátrico, assim como seus princípios, abordando questões relativas à forma como estes cuidados são aplicados e aceitos.

Downloads

Como Citar

Moreira, B. S., & Nery, M. S. (2021). Cuidados paliativos na neonatologia e pediatria: uma revisão das práticas e dificuldades. International Journal of Health Management Review, 7(2). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i2.266

Edição

Seção

Artigos