Gestão de Resíduos Sólidos, Atores Sociais e Saúde Coletiva no Brasil: Um Estudo de Caso no Distrito Federal

Autores

  • Aldira Guimarães Duarte Domínguez Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)
  • Carlos Federico Domínguez Avila Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia - EUROAM, Distrito Federal (Brasil)
  • Senilde Alcântara Guanaes Integração Latino-Americana - UNILA, Paraná (Brasil)
  • Nádia Candeira Castro Silva Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v1i1.91

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Lixões, Catadores, Gestão de Resíduos Sólidos, Saúde.

Resumo

A informalidade laboral é parte constante do dia a dia de muitos trabalhadores que atuam no processo de catação e seleção de resíduos sólidos nos lixões para reciclagem no Distrito Federal/Brasília. A precarização das condições de trabalho dessa categoria é notória. De modo geral, trata-se de pessoas que encontram nesta atividade a única saída possível para sua sobrevivência por meio do seu trabalho. Grande parte destes trabalhadores não contribui com o Seguro Social o que os deixa fragilizados em relação à aposentadoria e direito de afastamento remunerado em casos de doença e acidentes de trabalho. Os catadores podem ser vistos de várias formas dentro da sociedade. Por um lado, são responsáveis diretos por selecionar e disponibilizar o encontrado no lixo para grandes indústrias em forma de mercadoria, aliviando as consequências ambientais; e por outro, ocupam uma posição marginal na sociedade, dadas suas fragilidades em termos de escolaridade e formação profissional. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar um breve diagnostico das atuais condições do processo de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no Distrito Federal, com ênfase no catador. Utilizou-se aqui informações dos bancos de dados e outras informações pertinentes fornecidas pela instituição governamental que atende o setor em referência. A pesquisa constata a relevância e pertinência da extinção dos antigos lixões e, especialmente, a inserção dos catadores que estão na informalidade em associados nas cooperativas. Finalmente o artigo propõe a construção de cenários prospectivos, bem como, algumas recomendações e as considerações finais.

Biografia do Autor

Aldira Guimarães Duarte Domínguez, Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Doutora pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil). Professora pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Carlos Federico Domínguez Avila, Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia - EUROAM, Distrito Federal (Brasil)

Doutor pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil). Professor pela Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia - EUROAM, Distrito Federal (Brasil)

Senilde Alcântara Guanaes, Integração Latino-Americana - UNILA, Paraná (Brasil)

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo (Brasil). Professora pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, Paraná (Brasil)

Nádia Candeira Castro Silva, Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Especialização em Educação e Promoção da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Downloads

Publicado

2015-11-01

Como Citar

Domínguez, A. G. D., Avila, C. F. D., Guanaes, S. A., & Silva, N. C. C. (2015). Gestão de Resíduos Sólidos, Atores Sociais e Saúde Coletiva no Brasil: Um Estudo de Caso no Distrito Federal. International Journal of Health Management Review, 1(1), 90–112. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v1i1.91

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)